2° lugar – CONTO – PROSA ESTUDANTIL – ESPECIAL OURO BRANCO – FUNDAMENTAL FINAIS – Colégio Batista Mineiro Unid. Ouro Branco – VIII Concurso Literário "Cidade de Ouro Branco"
A origem da Serra do Espinhaço
Muito antes da colonização portuguesa aqui no Brasil, havia diversos povos espalhados por todo o território.
Acredita-se que a muito tempo, havia uma mulher chamada Espinhaço, que vivia em uma aldeia e que era muito gentil e simpática com todos aqueles que moravam lá, por isso todos gostavam e respeitavam muito ela.
Como nem tudo é perfeito, havia um homem chamado Jabez, cujo nome significava tristeza, dor, infelicidade e que vivia no topo da montanha mais alta da aldeia dos Carijós- tribo indígena que era formada pelos primeiros habitantes de Ouro Branco, Minas Gerais. Ninguém gostava dele, pelo seu jeito mau e duro. Ele odiava Espinhaço, por ela ser amada por todos, sempre se destacar e por um principal motivo: Espinhaço e Jabez eram casados, mas foram separados por uma ordem que ancião da aldeia deu a eles. Isso aconteceu, porque Jabez maltratava Espinhaço, por isso ele morava na montanha, como forma de castigo, enquanto ela morava no centro da aldeia para que as pessoas pudessem encontrá-la para pedirem ajuda mais facilmente.
Jabez era um grande bruxo, mas usava seu poder para o mal, assim teve uma grande ideia maléfica para se vingar de Espinhaço: matá-la. Então ele se transformou em uma senhora simples, saiu de casa e entregou uma poção à Espinhaço. Achando que era uma pessoa do bem, a jovem tomou a poção e morreu após algumas horas.
Quando toda aldeia descobriu a notícia, fizeram um grande ritual para sepultar Espinhaço. Era uma grande homenagem a ela por tudo que já tinha feito pela aldeia e por seus habitantes. Como era muito bondosa, a aldeia pediu aos deuses que dessem um presente à Espinhaço e castigasse Jabez. Os deuses fizeram o que foi pedido: a casa de Jabez foi destruída por uma forte tempestade e assim ele foi morto. Enquanto os deuses transformaram Espinhaço em uma serra, como forma de presente, e que até hoje encanta os moradores de Ouro Branco.
Comentários
Postar um comentário