3° lugar – CONTO – PROSA ESTUDANTIL – FUNDAMENTAL FINAIS – Colégio Batista Mineiro Unid. Ouro Branco – VII Concurso Literário "Cidade de Ouro Branco"

 Os Elementos

Ana Júlia Silva Prado 7º ano

Há muito tempo, os quatro elementos, Terra, Ar, Fogo e Água, viviam em harmonia na natureza, porém, de repente ocorreu uma guerra entre os clãs que cada um pertencia. Primeiro, a Terra e o Ar tiveram uma discussão sobre a maneira de executar os trabalhos. Enquanto a Terra tem um ritmo mais lento, constante e prático, já o Ar é mais dinâmico, desapegado e cheio de ideias. O Ar espalhava a Terra por todo lugar. Mas também havia discussão entre o Fogo e a Água. O Fogo era impetuoso e franco enquanto a Água era controlada por suas emoções, sendo sensível e fácil de se magoar.

Por muitos séculos esse confronto permaneceu inalterado, em aberto e apenas um elemento dominava um dos quatro cantos do mundo, nunca se misturando. Cada um ficava em sua parte de conversar ou interagir de qualquer modo.

Milhares de anos se passaram E a Água começou a sentir falta do Ar, de como era bom ser levada para o alto céu e ver o mundo lá de cima ajudada pelo outro elemento. Então ela pensou:

- E se eu fizer amizade com o Ar, novamente?

Decidiu tentar, estava receosa, entretanto o Ar foi muito receptivo, pois também sentia solidão e falta dos antigos amigos. Por incrível que pareça deu certo! O Fogo observava a interação entre os dois e decidiu procurar se reconciliar com a Terra. Ela aceitou, que bom, pensou o Fogo. Terra já imaginava que todos voltariam a se reconciliar e tinha interesse nisso.

Enquanto isso, muitos anos depois, a Água e o Ar se divertiam para valer juntos, conversaram sobre os outros elementos. O Ar disse:

- E se a gente fizesse uma festa? 

- Mas, só para nós dois? – perguntou Água.

Ar começou a rir perdido em seus pensamentos, ele queria surpreendê-la convidando Fogo e Terra e ter certeza de que eles aceitariam o convite. Ar levou o convite pessoalmente e teve uma longa conversa, mas muito agradável com eles, que confirmaram a presença. E seria uma festa de paz e reconciliação, ninguém queria confusão.

Quando o grande dia chegou, todos se encontraram e ficaram sinceramente felizes. Não entendiam como puderam ficar tanto tempo separados. A festa durou todo aquele dia e noite. Foi muito divertido. Durante o encontro eles se desculparam e perceberam que na verdade eram muito legais e poderiam viver amigavelmente de novo. Todo mundo junto e misturado. Estão juntos, contentes e felizes até hoje. Aprenderam a manter o equilíbrio entre si.


Comentários