A JOVEM SONHADORA
José Chiposse Eduardo Mulodiua Zambézia/Moçambique
Maura é nome de uma jovem de apenas 16 anos de idade, que vivi numa aldeia muito distante da capital. Nesta zona, faltava quase tudo para que as pessoas vivessem em condições dignas. A família da Maura é muito trabalhadora e esforçada. Viviam na base da agricultura e pesca. Os pais fazem de tudo para que os filhos estudem e prossigam com os seus sonhos, apesar de não terem condições. A família era muito alargada, composta por pai, mãe, filhos, netos e sobrinhos que enchiam a casa de alegria e harmonia. Os pais da Maura são camponeses e tem de sustentar a partir da agricultura e pesca toda família.
Dos membros da família apenas Maura e o irmão mais novo é que tiveram a oportunidade de estudar, visto que os restantes irmãos não tiveram a mesma oportunidade porque na altura, a escola estava muito distante da aldeia. Tinham que atravessar rios para lá chegarem, sem contar com crocodilos que ali habitavam, causaram várias mortes à população. Com o passar do tempo, foi construída uma escola bem próxima da aldeia da Maura. Foi criada uma oportunidade para as crianças estudarem na comunidade e sonharem ainda mais com um futuro muito próspero.
A partir daí, várias crianças e jovens da aldeia começaram a frequentar tanto o ensino primário assim como secundário. Maura já sabia ler e escrever graças ao seu empenho e dedicação nas aulas de língua portuguesa. Começou até a escrever os seus primeiros contos e poesias que ouvia na aldeia quando os seus pais contavam histórias dos antepassados. Ela ficava atenta para depois escrever. Foi ganhando o gosto pela leitura e escrita desde cedo.
Na escola passou a ser a melhor aluna da turma, todos os professores conheciam por causa da sua inteligência, tirava boas notas em todas disciplinas, tanto em letras assim como ciências. Participavam sempre em concursos e olimpíadas organizados pela escola e sempre ocupava o primeiro lugar, devido ao seu empenho e dedicação, ela foi conhecendo muitos lugares que só ouvia nos contos e histórias que os pais contavam. Foi melhor aluna da escola e recebeu vários prémios como: cadernos, livros, pasta e uniforme. Ela também gostava de ir ao campo de cultivo com os seus pais principalmente quando chegava a época da colheita. Os irmãos da Maura eram também estudiosos, porque os pais eram muitos exigentes com todos e incentivavam a estudar e a fazer diversas tarefas de casa.
Maura era um exemplo a seguir, uma inspiração para outras raparigas da aldeia que também tinha vários sonhos e os pais orgulhavam-se cada vez mais dela.
Comentários
Postar um comentário